Achtung! Pitas ressabiadas: esse perigo...
"Este mundo está perdido!", diria o meu tio Zé Augusto, se todos os dias passasse pelas mesmas situações e desse de caras com as cenas maradas que eu. Felizmente, está a gozar a sua merecida reforma entre as revigorantes sestas e o cultivo dos seus pequenos terrenos, lá na terra... para além de dar as suas facadinhas nas sopeirinhas saloias, à revelia da minha tia, e faz ele muito bem.
De facto, e apesar de me considerar "uma pessoa vivida", ainda há certas coisas que me vão espantando, nomeadamente no que se refere à forma como as pitas e pitinhas se comportam em público. "Sinais dos tempos", dirão vocês, berlins do caralho e paxaxinhas molhadas. "Talvez sim, talvez não, talvez talvez", responderei eu, adoptando uma postura muito filosófica, fumando o meu cachimbo e cofiando uma inexistente barbicha.
É em todo o lado: escolas, autocarros, via pública, jardins... As pitas e pitinhas erguem-se num clamor de libertação e de tusa infanto-juvenil a necessitar de escape. Através de actos e palavras, exigem, imploram, por algo ou alguém que as ponha no bom caminho.
Não sei se será alguma coisa que vem na água, ou que põem nos Big Mac's, ou se é da influência dos jogos de computador... O que é certo é que cada vez mais cedo, começam a despontar para o desejo e para a luxúria.
Lamento a passividade das instituições, especialmente a escolar, que em vez de tentar compreender e mitigar os efeitos negativos deste flagelo, tentam tapar o sol com a peneira. É constrangedor! E as coitadinhas, à míngua...
Por isso, e a par da instalação das máquinas distribuidoras de preservativos nas escolas, porque não máquinas distribuidoras de mini-vibradores? Seria uma medida simples, mas de grande alcance, e que poderia abrir as portas a outras soluções, como as salas para fufaria adolescente (assistida ou não).
Por isso, vamos lá a escrever aos nossos deputados eleitos na AR, a ver se começam a encarar a situação com autêntica atenção e preocupação. Porque as pitas precisam...
Portem-se bem!
Exocet